Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
info@example.com

Related Posts

Bruxismo X Lente de contato dental

Bruxismo x Lente de contato dental - Royal Odontologia

Bruxismo X Lente de contato dental

Eu tenho bruxismo, posso usar lente de contato dental?

O bruxismo é uma disfunção caracterizada pelo hábito de ranger ou apertar os dentes. É mais comum durante o sono, dificultando a detecção do problema. Se você tem dor de cabeça com frequência, ou percebe que tem os dentes desgastados e/ou lascados, então peça para alguém observá-lo enquanto você dorme, a fim de verificar a presença, ou não, dos sintomas do bruxismo.

Restauração de dentes desgastados

Ter dentes desgastados ou lascados é uma consequência do ranger dos dentes. Por isso, muitas pessoas procuram fazer a restauração dentária, recuperando a funcionalidade e estética do sorriso. Um dos métodos mais procurados é a lente de contato dental, que pode – ou não – ser usada nos casos de bruxismo. Veja abaixo quando é indicado o uso das lentes de contato.

Quando não é recomendada

As lentes de contato dentais não são recomendadas para pacientes que ainda sofrem com o mau hábito do bruxismo.

Isso porque a força exercida sobre os dentes no movimento de ranger e apertar, pode exceder o limite de resistência da lente, afetando seu desempenho e consequentemente danificando-a. Além disso, é possível haver fraturas e descolamento das peças frequentemente, exigindo maior manutenção.

Quando é recomendada

Quando falamos em bruxismo, as lentes de contato dentais são recomendadas para quem já tratou a disfunção, mas ficou com os dentes desgastados ou lascados. Nestes casos, as lentes de contato nos dentes farão toda a diferença, pois são capazes de aumentar os dentes que sofreram alterações e recompor a harmonia do sorriso. Outra vantagem que o paciente tem é que, ao colar as lentes de contato, os dentes também ficam mais brancos devido à porcelana, material que compõe a lente de contato.

Saiba mais sobre o bruxismo

O bruxismo é um problema grave, pois o atrito e o excesso de força não ataca apenas os dentes: pode causar diversos problemas de saúde, como, por exemplo:

  • Dor de cabeça constante;
  • Desgaste e fraturas nos dentes;
  • Dor na musculatura do rosto;
  • Problemas de canal;
  • Disfunção na ATM.

Esta disfunção pode ser tratada através de uma equipe multidisciplinar, que faz uma análise de cada caso, buscando a melhor alternativa para extinguir o bruxismo. Depois disso, a tarefa fica por conta do especialista que irá aperfeiçoar seu sorriso com as lentes de contato para os dentes.